O Pior Pecado

Texto base: Prov. 6

16 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina:
17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 coração que trama projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.


INTRODUÇÃO

1 João 5:16 Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.

Segundo este versículo podemos concluir que aos olhos de Deus nem todos os pecados são iguais. Nem todos são do mesmo tamanho e gravidade.

Para Deus existe um pecado que de todos É O PIOR. É aquele que o Senhor não só aborrece, mas que ABOMINA. E qual é esse pecado?

…o que semeia contendas entre irmãos.

Irmãos isto é muito grave! É necessário e urgente falarmos disto, discernirmos, identificarmos e expulsarmos do nosso meio e das nossas vidas este mal.

A forma como se semeia contendas é através da murmuração. A murmuração opera através da crítica e do julgamento.
Ela muitas vezes se reveste, se disfarça de “justiça”, de Santidade e zelo pela obra de Deus. Mas o resultado é sempre o mesmo – A DESTRUIÇÃO.
Vamos ver na Palavra qual a gravidade deste pecado!

1. O PODER DESTRUTIVO DA LÍNGUA QUE MURMURA –
Tiago 3:5-18

a) Ateia fogo – v.5
b) Contamina – v.6
c) Destrói o futuro – v.6
d) É o instrumento do inferno – v.6
e) Não se pode dominar – v.7
f) É veneno que mata – v.7
g) Capaz de atrair e produzir maldição –v.9-10


2. O ENSINO DE JESUS

a) Ler: João 8:3-11 – Não somos dignos de atirar pedras (palavras de critica magoam) - v.7-9. Jesus não condenou aquela pecadora. Será que podemos nós condenar? Irmãos não devemos ser prontos a condenar, mas sim prontos a perdoar!
b) Ler: Mt. 7:1-5 – Não devemos julgar v.1 os outros. Devemos sim julgar a nós mesmos v.5 e não levantar julgamento, crítica e condenação sobre os outros!

3. AS CONSEQUÊNCIAS DA CRÍTICA E DO JULGAMENTO

a) A Crítica de Cão - Gn. 9:20-27
Noé embriagou-se e ficou nu em sua tenda. A atitude de Cão foi de expor e críticar o Pai, mas a atitude de Sem e Jafé foi de encobrir, não julgar a nudez do Pai. A falha de Noé tornou-se um teste para Sem, Cão e Jafé. A falha do teu irmão, do teu “Pai” (Pastor e lider) é um teste para ti.
Cão expôs a nudez do outro. Expor é falar, denegrir e espalhar.
A conseqüência da crítica, da murmuração é a maldição - v.25. e a maldição é a porta de entrada para demónios. A maldição é o direito legal dado ao Diabo para te atacar e destruir!

b) O Julgamento de Arão e Miriã - Nm. 12:1-15
Moisés errou ao tomar para si uma mulher etíope. Era correcto que Arão e Miriã tratassem da questão no âmbito da família, mas eles falharam quando críticaram e julgaram o seu irmão.
A murmuração produz lepra - v10. Produz enfermidade no meio do povo. Ela é uma praga altamente contagiosa, por isso devemos colocar os “doentes” em quarentena, em isolamento total! – v.15
A lepra espiritual – Crítica, murmuração e julgamento, produz afastamento e perda da comunhão. De quem é o alvo da crítica e de quem critica. Observe como aqueles que andam em murmuração normalmente se isolam.
O julgamento pára o mover de Deus (proteção e bençãos) dentro da igreja e na vida do crente! – v.15


CONCLUSÃO

Cuidado com os “leprosos”, com os cães (filhos de cão) dentro da Igreja!
Paulo afirma: Filipenses 3:2 Guardai-vos dos cães…
Em Apocalipse 22:15 diz: Ficarão de fora os cães (repara são os 1ºs da lista!) e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Irmãos a murmuração – crítica e julgamento - procede do diabo. Aos olhos de Deus esse é o pior Pecado, é quele que o Senhor abomina! Quem tal pecado pratica não entrará no Reino de Deus e será alvo da ira de Deus.
Por isso o Espirito Santo te exorta agora a arrependeres-te, confessares e a renunciares na tua vida toda a murmuração. Murmuração esta que tenhas pronunciado ou ouvido de outros. Pois ela contamina não só aquele que fala como aquele que ouve!

Mt. 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
Amem!
Pr. Ismael Silva

Sem comentários:

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA
Faça-nos uma visita!

Nossos vídeos

Loading...